Oradores

Diferentes Abordagens Aplicadas ao Ambiente e à Agricultura

Célia Antunes (Universidade de Évora – ICT, ICAAM)

Professora Auxiliar do Departamento de Química

Doutoramento em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 2005. Investigadora no “Grupo de Atmosfera, Instrumentação e Clima (ICT-UÉ)”; Linha Temática “Palinologia e Saúde”.
Áreas de investigação: Ciências da Vida; Bioquímica aplicada ao Ambiente e à Saúde.
Interesses: Estudo dos bioaerossóis e seu impactos na saúde; Interações Ambiente e saúde; Qualidade bioquímica do ar, em particular, aeroalergénios, e dos seus impactos na saúde humana. Em particular: i) Monitorização de pólen e de alergénio no ar; ii) Base molecular da alergia a pólen e da sua alergenicidade; iii) Interações dos alergénios com a mucosa e células imunitárias; iv) Desenvolvimento de métodos para identificação de alergénios.

 

Ricardo Boavida Ferreira  (Universidade de Lisboa – ISA – LEAF)

Professor Catedrático no Instituto Superior de Agronomia

Lema: pesquisa básica para resolver problemas do quotidiano.
Interesses científicos: com uma ampla gama de colaborações, uma forte pesquisa multidisciplinar que permite levar a investigação da bancada do laboratório até a placa, clínica ou exploração agrícola.
Áreas de investigação: transcrição, proteómica e metabolómica em interações célula-célula e célula-molécula, envolvidas em interações planta- e homem-patogénio e saúde e nutrição humana.
Materiais biológicos: de bactérias a fungos, plantas ao homem, com foco especial em fungos patogénicos.
Publicações e Patentes: mais de 115 artigos científicos publicados (JCR), inventor em muitas patentes internacionais, concedidas (mais de 40 patentes internacionais) ou sob exame (7 famílias de patentes).
Experiência em supervisão científica, coordenação de projetos de investigação e questões de propriedade intelectual.

 

Olival, Vinha e Outras Culturas

Maria do Rosário Félix (Universidade de Évora – ICAAM)

Professora Auxiliar do Departamento de Fitotecnia

Doutorada em Ciências Agrárias (2008), trabalha há cerca de 25 anos em agentes patogénicos que infetam a oliveira, com principal enfase na sua caracterização molecular e na conceção e otimização de testes de diagnóstico molecular, tais como RT-PCR convencional e multiplex, RT-qPCR, no estudo das relações entre os vírus e os seus vetores e na utilização de vírus como ferramentas moleculares para a proteção de plantas. Participou em mais de uma dezena de projectos de I&D, todos eles, até ao momento, sobre a temática do olival e o seu melhoramento fitosanitário. É Membro do Comité da Ação COST FA1407 ‘Application of next generation sequencing for the study and diagnosis of plant viral diseases in agriculture’. Estabeleceu um protocolo de colaboração com uma empresa internacional para a produção de anticorpos para o diagnóstico de vírus de oliveira através de  testes sorológicos. Publicou, desde 2004, cerca de 27 artigos em revistas com revisão por pares e dois capítulos de livro.

 

Marco Richter Gomes da Silva (Universidade Nova de Lisboa – LAQV-requimte)

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Química

Coordenador do programa de doutoramento em Ciência dos Alimentos, um novo programa em associação entre a FCT/NOVA e a Universidade de Évora.
Investigação dedicada ao desenvolvimento de métodos analíticos mais precisos, menos morosos, mais eficientes e mais confiáveis, baseados em GC, GC / MS, GCxGC e HPLC, para a identificação e quantificação de compostos orgânicos em matrizes complexas como alimentos, amostras de água e biológicas. Várias metodologias de preparação de amostras são usadas, tais como LLE, SPE e MIPs, e ainda SPME.

 

Sistemas Agro-Silvo-Pastoris Mediterrânicos

João Serrano (Universidade de Évora – ICAAM)

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Engenharia Rural

Engenheiro Zootécnico (1988) com Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em “Sistemas de informação em tractores agrícolas” (1994), Doutorado em Ciências Agrárias – ramo Mecanização Agrícola (2002), Mestrado em Treino Desportivo (2010) e realizou Provas de Agregação em Agricultura de Precisão (2015). Colaborador do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora desde 2014 como responsável pela especialização em Futsal.
Investigação: Desde 2004 é responsável por diversos projectos de investigação ligados à utilização e demonstração de tecnologias para monitorização do ecossistema montado.
Publicações: Publicou mais de 100 artigos científicos nas áreas da Mecanização Agrícola (optimização e dimensionamento do conjunto tractor-alfaia), da Agricultura de Precisão (tecnologia de aplicação variável de fertilizantes; ferramentas para levantamento da variabilidade espacial do solo e das culturas; monitorização e avaliação global do ecossistema montado) e das Ciências do Desporto (lesões no Futsal; percurso desportivo dos jogadores de Futsal em Portugal; efeito da idade relativa no Futsal; perspectivas dos treinadores sobre os factores de rendimento desportivo).

 

José Mira Potes (Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior Agrária)

Presidente do Instituto Politécnico de Santarém

Especialista em Agro-Silvo-Pastorícia pelo Instituto Politécnico de Santarém, com Mestrado em Produção Animal pela Universidade Técnica de Lisboa, Escola Superior de Medicina Veterinária e Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora.
Atual Diretor da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), desde Novembro de 2014 e Professor Coordenador da ESAS desde Fevereiro de 2009. Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico e Coordenador da área científica de Produção Agrícola do Departamento de Ciências Agrárias e Ambiente da ESAS.
Principal área científica de investigação: Agro-Silvo-Pastorícia, Pastagens e Forragens.
Outras áreas científicas de interesse: Pecuária Extensiva, Sistemas de Agricultura Mediterrânica.

 

Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas

António Mira (Universidade de Évora – CIBIO-InBIO, ICAAM)

Professor Auxiliar do Departamento de Biologia

Doutorado em Biologia, ramo de Ecologia e Biossistemática, pela Universidade de Lisboa desde 1999. É membro integrado do núcleo de Évora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-UE) e colaborador Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM). Foi membro fundador e o primeiro Diretor do Mestrado em Biologia da Conservação da Universidade de Évora, entre 2003 e 2006. Atualmente é o responsável da Unidade de Biologia da Conservação desta universidade. As principais linhas de investigação atuais são: (i) Ecologia de infra-estruturas lineares; (ii) Gestão e conservação de fauna, particularmente mamíferos; (iii) Ecologia Populacional Aplicada, particularmente o efeito da intensificação agricultura e do pastoreio na dinâmica metapopulacional e implicações para a persistência das populações a longo prazo; (iv) Avaliação do impacte da humanização da paisagem na biodiversidade e nos serviços dos ecossistemas.

 

Francisco Moreira (Universidade do Porto– CIBIO-InBIO)

Investigador Principal do CIBIO-InBIO (Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva), Universidade do Porto e Universidade de Lisboa.

Coordenador do grupo de investigação em “Biodiversidade em ecossistemas agrícolas e florestais” e da Cátedra REN em Biodiversidade. Membro da Direcção da Sociedade da Biologia da Conservação – Secção Europeia. Os seus temas preferenciais de investigação incluem as ligações entre gestão agrícola e florestal e biodiversidade, a ecologia do fogo e o impacto de infraestruturas antropogénicas sobre a biodiversidade.

 

Produção e Saúde Animal

Rita Payan Carreira (Universidade de Évora, CECAV)

Professora Catedrática do Departamento de Medicina Veterinária

Licenciada em Medicina Veterinária pela ESMV-UTL, Lisboa em 1985, foi docente da UTAD entre 2006 e 2018, Instituição onde obteve o grau de Doutor em Ciências Veterinárias e posteriormente a Agregação, na área disciplinar de Reprodução e Medicina da Reprodução.
A sua investigação centra-se na área da reprodução animal. O seu principal interesse são os mecanismos moleculares que modulam a função uterina e em particular a interação embrio-materna. Outras áreas de interesse respeitam as estratégias de desenvolvimento de pensamento crítico e de competências clínicas no ensino universitário.

 

Conceição Peleteiro (Universidade de Lisboa-FMV, CIISA)

Professora Catedrática do Departamento de Sanidade Animal

Licenciada em Medicina Veterinária em 1976 pela Escola Superior de Medicina Veterinária (presentemente Faculdade de Medicina Veterinária) da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Estudos Veterinários Aquáticos em 1981, University of Stirling, Reino Unido. Doutorada em 1987, pela Universidade de Stirling, Reino Unido. Desde 1976, é membro do corpo docente da Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa, como Assistente (1976-1987), Professora Auxiliar (1987-1990), Professora Associada (1990-1996) e Professora Catedrática (1996-presente) . Membro do Colégio Europeu de Patologia Veterinária, desde 1996. Vice-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa, de 1996 a 1999 e em 2011. Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e aTecnologia, principal agência pública portuguesa de investigação e financiamento tecnológico, de fevereiro de 2003 a dezembro de 2004.Responsável pelo serviço de diagnóstico de patologias da Faculdade de Medicina Veterinária, incluindo necropsias, diagnóstico histopatológico e citológico. Essas responsabilidades são responsáveis por um total de aproximadamente 2000 análises histopatológicas e 1000 citológicas por ano. Grande experiência em diagnóstico citológico.